O tempo já te fez desistir de um projeto? 🤔
A concepção ocidental faz com que a gente sempre esteja tentando vencer o tempo. O “Senhor” tempo é colocado em escalas lineares, objetiva e calculista. Assim, ele pode ser vendido e comercializado. A sensação trazida é a de “avanço”, “desenvolvimento”, “lucro” e segmentação do espaço-tempo como referência desenfreada de vida. Nesse processo, temos que “adiantar” ou “atrasar” nosso lado. Nunca estamos no tempo certo de produção. 📊
Já nas filosofias africanas, o tempo é circular e cíclico (de acordo com as tradições africanas e aos registros de Katiusca Ribeiro, John Mbiti e Wole Soyinka). Não seguindo a ideia de “começo-meio-fim” e sim “começo-meio-começo”. Tudo o que integra a vida é composta por experiências, que geram aprendizados em cada ciclo. É a ideia de que, tudo se aprende fazendo, olhando, sentindo e participando. A prática do famoso GERÚNDIO!
Sim, mas o que isso tem a ver com seus projetos? Então, nossa tendência capitalista e linear, nos faz desistir de atividades por conta da idéia de “atraso” ou de que algo deu “errado”, e que por isso, não deve-se tentar mais uma vez. Como é dito por Reginaldo Prandi: “cada atividade se cumpre no tempo que for necessário. É a atividade que define o tempo e não o contrário”.
Por isso, queremos lhe fazer um convite: que tal se permitir revisitar aquele projeto que você não conseguiu dar conta? ou tentar mais uma vez um sonho que você achou que já estava tarde demais? Se permita a aprender com os processos de construções. O Olabisi está aqui pra te ajudar nisso também!
Este post tem um comentário
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.